-
Arquitetos: Correa Studio
- Área: 95 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Simone Marcolin
Uma Homenagem à Arquitetura Pré-existente com uma Visão Contemporânea. A intervenção busca enfrentar o desafio imposto por um longo corredor e uma disposição fragmentada que dificultavam o fluxo de luz natural e limitavam a sensação de amplitude.
Para superar isso, o projeto conecta a sala de estar e a área de jantar com a cozinha, criando um espaço visualmente maior e mais aberto que maximiza a luz natural do terraço. Esta solução garante que a luz banhe todo o apartamento a partir de ambas as fachadas, permitindo uma conexão visual fluida entre todos os ambientes, quando desejada.
Um aspecto chave do projeto é a valorização dos elementos arquitetônicos originais do apartamento, construído em 1930. O projeto expõe características estruturais importantes, como a restauração do teto em abóbada catalã e a revelação parcial das paredes de tijolos.
Tanto os elementos originais quanto os recém-construídos foram unificados por meio de uma única paleta de cores, criando harmonia visual e estabelecendo um jogo de texturas. Esta abordagem homenageia as raízes históricas do apartamento enquanto integra uma estética contemporânea.
O projeto é marcado pela sua abordagem simples, com um foco rigoroso em elementos funcionais e uma estética visual limpa. Isso é alcançado através da integração harmoniosa das portas com os móveis sob medida e revestimentos verticais, reforçando o compromisso do projeto com a clareza e a mínima intervenção.